AS ORIGENS DA CANOA E DO KAYAK
Começando pela canoa, esta é originária dos índios da América do Norte enquanto o kayak teve a sua origem Esquimós da Gronelândia e do Alasca.
No entanto, se considerar-mos que a especificidade da canoa e do kayak provem do facto de não ter meios de propulsão fixos à embarcação, temos exemplos bem mais antigos.
- Os egípcios por exemplo, já usavam embarcações que se podem considerar precursoras da canoa(séc. XV A.C.).
- Os aztecas (séc. III a IX depois de Cristo) usavam embarcações impulsionadas por pás.
- A Canoa Índia, cujas primeiras referências datam do séc. XVI no Canadá, apresentam várias dimensões, chegando a transportar mais de dezena e meia de pessoas sem nunca perderem a sua forma base.
- As embarcações dos Esquimós são construídas em pele sobre armações de madeira.
A Canoagem Moderna
Foi no começo do Séc. XIX que inspirados nas embarcações atrás descritas, os ingleses começaram a utilizar para lazer, uma embarcação chamada ”Gronelandais”, tendo-se alargado a sua utilização na Alemanha e outros países da Europa Central. John Mac Gregor, advogado escocês, pode-se considerar o primeiro a utilizar a canoa em termos desportivos (rios e lagos europeus). Desenhou o seu próprio barco que baptizou de “Roy Boy” e realizou com ele várias expedições cujas memórias resumiu mais tarde no livro “Un millier de miles dans la canoe Rob Boy”. Fundou em 1886, o "royal canoe club”. A primeira regata conhecida data de 1877 na Bélgica. A modalidade foi-se desenvolvendo até atingir uma estruturação mais ou menos complexa em vários países:
1880-Criação da American Canoe Association
1887-Criação da English Canoe Association
1900-Criação da Canadian Canoe Association
1904-Criação do Canoé Club de France
1924-Criacão da federação internacional de canoagem
Desenvolvimento da Modalidade em Portugal
Remontam aos anos 30 algumas manifestações de turismo náutico no nosso país, sendo as primeiras representações internacionais no “ descenso del Sella” em 1951.
A partir de 1960, verifica-se um gradual incremento que culmina com a formação da Federação Portuguesa de Canoagem em 16 de Março de 1979. Desde então a modalidade não deixou de evoluir tendo a selecção portuguesa já participado em diversos Campeonatos do Mundo e nos Jogos Olímpicos de Seoul (1988) e de Barcelona (1992). Em 1988, o k4 júnior português foi também segundo no Campeonato do Mundo da sua categoria no Canadá, e nesse ano José Garcia foi o terceiro melhor do mundo no Campeonato do Mundo da Bulgária ainda em 1988. Finalmente o mesmo José Garcia é o melhor português em Barcelona.
Desde então já outros fizeram história, mas essa será escrita mais tarde...
1 comentário:
Sim senhor sempre a aprender... Grande pesquisa histórica já faltava um artigo assim a fugir para o científico, mas como sempre bem colmatado pelo menino bonito ;) Quem mais!
Enviar um comentário