domingo, 4 de fevereiro de 2007

MISTER CANOAGEM

O Mister Canoagem ou "velho" como carinhosamente alguns dos seus atletas o tratavam e de seu nome Filipe Rolo é o expoente máximo da canoagem do Rio Neiva um símbolo para todos nós...
Passei por alguns treinadores e todos me marcaram de uma forma ou de outra, o primeiro foi Manuel Sá mais conhecido por "Catreu" com ele ganhei espírito de sacrifício e desenvolvi força de vontade, depois Belmiro Penetra o "Miro" ele ensinou-me técnica e desenvolveu as minhas capacidades enquanto canoísta e depois o "velho" que para além das qualidades humanas que tem e incutiu em todos nós, acrescentou o espírito de equipa e a componente humana para compor o ramalhete.

O desafio que lanço neste post é o de contarem um ou mais episódios da vossa experiência com este "senhor" (que nos diz tanto!) e traduzirem-nos em palavras o que nem sempre é fácil ou até mesmo possível, só vos peço é que tentem...

4 comentários:

Anónimo disse...

O Filipe... uma excelente pessoa. Sempre apoiou os atletas apenas lhes exigindo empenho, nada mais.. Quando vinha-mos das provas era uma animação, tinha sempre histórias para contar e uma canção para cantar... conseguia pôr-nos a todos a cantarolar e a desafinar!! E quando tínhamos provas em que era necessário fazer o comer?? Ele era sempre o cozinheiro de serviço... diga-se que cozinha bem!

Hugo disse...

Por muito que escreva, não consigo exprimir da melhor forma o que o velho significou e significa para mim! Ajudou-nos a crescer como atletas, mas essencialmente como pessoas, transmitindo-nos valores que hoje em dia andam um pouco perdidos numa Sociedade cada vez mais materialista.
O velho disse-me um dia, que ele não era insubstítuivel, mas verdade ou não, o facto é que ele deixou um grande vazio neste clube, pela imensa falta que nos faz!

PJM disse...

Passa por este blog muita malta, que por um ou outro motivo n vai deixando o seu contributo, mas aqui ao Filipe Rolo, todos os que pegaram e/ou pegam numa pagaia, lhe devia dar o seu tributo.
O Filipe...foi por si só um dinamizador da canoagem, possuidor de elevados padrões morais, espírito de sacrificio e iniciativa, foi um elemento essencial na coesão de grupos de jovens que formaram uma equipa e só assim conseguiram obter os resultados.
O Filipe, foi durante longos anos exemplo de preserverança para quem chegava ao clube, e a pouco e pouco ia conhecendo a pessoa, o ateleta, o amigo. Sempre de chicote na mão para colocar os seus pupilos a treinar, mas também o primeiro a dar o seu máximo em cada treino.
Ao Filipe, agradeço todas as provas que fizemos, todas as peripécias que passamos, todas as aventuras que tivemos e que recordarei para sempre.
O Filipe foi e será "O MISTER CANOAGEM".
Estas palavravas ficam muito aquém da homenagem merecida, mas as minhas palavras complementam as vossas e todos juntos conseguiremos.

Anónimo disse...

A verdade é so uma... poucos comentários deixo no blog por mais vezes que aqui passo. Mas deixo agora a preguiça de lado, pois quando se trata de dizer algumas palavras (pois por mais que elas sejam nunca chegarão)sobre quem foi um icone para mim e acho que para todos as pessoas que também estiveram estes longos anos na canoagem com ele, so se pode sentir prazer e carinho nas palavras aqui escritas. Muita falta fez quando saiu, e muita falta continuamos a sentir dele pelo facto de se ter afastado. Mesmo que tudo isto que estou a escrever nunca te tenha sido dito cara a cara, é isto que tenho no coraçao. Recordações maravilhosas e laços formados entre as pessoas que foram reforçadas pela maneira de viver e encarar as palavras que nos foram ensinadas por ti. Se me fosse possivel voltar atras e reviver alguns anos da minha vida na canoagem, seria desde o momento em que entrei para a tua equipa até ao qual tu foste embora. Um abraço de um antigo atleta que tambem trata o seu pai por "velho". Aqui está o sentido da palavra que utilizei durante os anos que me conseguistes aturar, mesmo quando outros nao foram capazes de o fazer.